Tudo e Todas as Coisas

Olá!

Hoje vou falar de um livro que há muito tempo estava ansiosa para ler: “Tudo e Todas as Coisas”, de Nicola Yoon, lançado pela Editora Novo Conceito.

post 4

O livro é narrado por Madeline, uma menina de 18 anos que tem IDCG, uma doença em que qualquer contato pode causar infecções graves, podendo causar a morte. Por isso Madeline viveu sua vida inteira isolada numa casa extremamente limpa em que o ar é filtrado.

“Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano.
Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly.
Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre. “

“Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho”

Com a chegada de Olly, Madeline passa a ter ainda mais curiosidade pelas coisas do mundo e o relacionamento que deveria ser apenas pela internet começa a se tornar algo a mais e Maddy sente cada vez mais vontade de ter uma vida normal. Então novos questionamentos começam a surgir na cabeça de Maddy: Viver significa apenas ter uma vida ou significa aproveitá-la ao máximo, sem pensar nas consequencias? A partir daí Maddy começa a fazer coisas que podem trazer sérios riscos à sua saúde.

“Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva e isso não é a mesma coisa”

A personagem Maddy é muito bem construída, podemos notar uma menina ingênua, porém inteligente, exatamente como seria alguém sem contato com as pessoas e com muito tempo para estudar e ler. Sua solidão pode ser vista ao longo do livro, que apesar de ter 300 páginas é bem rápido de ler, pois muitas páginas são como anotações de Maddy, com notas ou desenhos:

post 1

Além da estrutura do conteúdo, a capa é linda, bem colorida e o livro vem com um lindo marcador de plástico transparente:

post 2

Gostei do livro. Quando li a sinopse, já imaginei como seria o meio e o fim do livro, mas a autora saiu do óbvio, o que é muito bom.

Espero que a resenha tenha os incentivado a ler este livro, que é bem diferente. Se você já leu, compartilhe sua opinião.

Beijos!

 

5 comentários sobre “Tudo e Todas as Coisas

Deixe um comentário

